Criado em 1927 pelos missionários Peter Garret Baker e Irene Hight Baker, o Colégio 2 de Julho tem como característica o pioneirismo, sendo o primeiro, no campo educacional baiano a trazer o conceito de escola nova, a ter turmas mistas (homens e mulheres), a aceitar estudantes de todos credos e etnias. Além disso, foi o primeiro colégio a instituir a educação física como parte da sua matriz curricular. Outro marco importante é a sua participação na luta pela democracia, com a realização da Segundo Congresso Nacional Pela Anistia Ampla Geral e Irrestrita, que contou com a presença de Luís Carlos Prestes.

O C2J oferece educação de excelência desde a Educação Infantil, a partir de im ano de idade, até o Ensino Fundamental II, além do Turno Complementar que alia estudo, esporte, repouso, cultura e lazer, com a orientação de profissionais especializados.

MISSÃO do Colégio 2 de Julho:

“Promover uma educação de excelência, articulada com a família, da educação infantil ao ensino médio, que seja humanista, formadora de sujeitos de direito, cidadãos do mundo, líderes competentes, éticos e solidários, capazes de contribuir com as transformações e com o desenvolvimento sustentável da sociedade em que vive.”