Professores da F2J lançam livros na Praça da Amendoeira da instituição

O professor e advogado, Efson Lima, e o professor e escritor e membro da Academia de Letras da Bahia (ALB), Marcus Vinicius Rodrigues, professores da Faculdade 2 de Julho (F2J), lançarão juntos seus livros “Texto Particulares” e “Manual para composição de vitrais” na Praça da Amendoeira, ao fundo prédio Baker, no dia 11 de novembro, às 20h.

Os livros serão vendidos a R$25 (Textos Particulares – Efson Lima) e R$30 (Manual para composição de vitrais – Marcus Vinicius Rodrigues, com pagamento em espécie.

Livro Textos Particulares

Efson Lima realizou o primeiro lançamento do livro no dia 4 de outubro, na Livraria LDM do Glauber Rocha

O livro conta com texto de orelha de Marcos Vinicius Rodrigues e conta com poemas que refletem o cotidiano das pessoas, da sociedade e das circunstâncias do nosso tempo e das questões que afligem o caminhar humano. O autor traz problemas que considera concretos e busca solução, denunciando. Os textos refletem as vivências do interior da Bahia, especialmente, das cidades de Itapé e Ilhéus, respectivamente, a cidade natal do autor e sua cidade adotiva, onde chegou aos onze anos de idade.

Segundo o escritor e professor Efson Lima, lançar o livro na faculdade é estar em um ambiente familiar. “O lançamento ocorrido em outubro foi muito positivo. Houve uma presença expressiva de pessoas. Lançar um livro aproxima o escritor do seu leitor ou de seu futuro leitor. Imagina você autografar livro para quem você nunca viu? Lançar o livro na F2J é estar em um ambiente que tenho convivido desde 2015. Certamente, alguns dos textos refletem essa realidade. Portanto é estar em um dos lugares que marca profundamente minhas vivências”, explica Efson Lima.

Livro Manual para composição de vitrais

O livro foi vencedor na categoria poesia do Selo João Ubaldo Ribeiro, ano II, promovido pela Fundação Gregório de Mattos, da Prefeitura de Salvador. O livro é composto por poemas que falam da fragmentação do ser, através da metáfora do vitral. Os poemas se utilizam dos fragmentos de outros poemas ou de referências à obra de outros artistas para, assim como acontece com o vitral, criar uma imagem inteiramente nova e original.

O professor Marcus Vinicius Rodrigues assumiu a cadeira como membro da ALB no dia 4 de abril deste ano

“Trata-se de meu terceiro livro de poemas, nono no total. É um livro em que uso a metáfora do vitral para falar da fragmentação do ser. Ao mesmo tempo, é um livro construído com uma série de referências a outros escritores e artistas, como se estivesse montando um vitral com pedaços vindos das mais diferentes origens. É uma colagem de referências”, explica o professor Marcus Vinicius, que sempre teve vontade de lançar os livros na F2J. “É bom estar próximo dos alunos e me comunicar também através da literatura e não apenas das aulas”, afirma.

Serviço:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *